Libido é sinônimo de desejo sexual e ela está diretamente relacionada com a produção dos hormônios.
As mulheres são mais afetadas pela falta de desejo sexual, devido a alterações hormonais durante as fases da vida (uso do anticoncepcional, puerpério, menopausa).
As principais situações de desequilíbrio hormonal que podem levar à falta de apetite sexual são:
Hipotireoidismo
Os sintomas relacionados ao hipotireoidismo são consequências, principalmente, dos níveis baixos dos hormônios produzidos pela glândula, entre eles, a baixa libido. O hipotireoidismo é mais comum em mulheres, especialmente acima dos 40 anos. Se não tratado, além da diminuição da libido, pode causar cansaço excessivo, alteração da função intestinal e até depressão, afetando ainda mais o desejo sexual.
Menopausa
A falta de libido é uma das queixas mais frequentes das mulheres que entram na menopausa, (quando a mulher fica 12 meses seguidos sem menstruar). O motivo é a redução progressiva na produção de hormônios, especialmente do estrogênio.
Transtorno do desejo sexual hipoativo
As alterações hormonais podem ser a causa dessa disfunção. Seu principal sintoma é a falta de vontade de fazer sexo, um problema que, além de provocar a insatisfação feminina e desestabilização do relacionamento, também pode desencadear outros problemas de saúde, como depressão.
Pós gestação
No pós-parto a prolactina, hormônio responsável pela produção do leite, com a queda no estrogênio e na progesterona influência na disposição sexual da mulher. Além da falta da libido, nessa fase pode ocorrer uma leve atrofia da mucosa vaginal e uma diminuição na lubrificação, o que pode causar desconforto durante as relações sexuais.
Atividade sexual saudável e prazerosa é um dos pilares para uma boa qualidade de vida. Se você convive com esse problema, procure ajuda! Seu ginecologista poderá auxiliá-la na identificação da origem do problema e no seu tratamento.
Onde encontrar ginecologistas em Caxias do Sul?
Aqui na Íntima Ginecologia e Obstetrícia cuidamos das mulheres em todas as fases da vida, sabemos que é fundamental dedicar um olhar ainda mais atencioso para as mulheres que tem dificuldades relacionada à libido. Agende uma consulta.