A deficiência hormonal causada com a chegada da menopausa pode afetar seriamente a rotina, a saúde e a qualidade de vida das mulheres.
Ninguém merece sofrer com todos os desconfortos e com a perda da qualidade de vida que a menopausa pode trazer.
Procurar ajuda nessa fase da vida é fundamental, e o profissional indicado é o ginecologista, especialista que acompanha e trata a saúde reprodutiva das mulheres nas diversas fases da vida.
Por meio de um acompanhamento individualizado da paciente e considerando sua saúde global, é possível identificar as necessidade e deficiências do organismo e propor um tratamento e reposição hormonal adequada, quando necessário.
A chegada na menopausa é um evento natural, mas normalizar seus desconfortos é necessário.
Qual é a melhor idade para começar a reposição hormonal?
Não existe uma idade pré-determinada, a reposição hormonal deve começar conforme a necessidade apresentada pela paciente.
Entretanto, ela precisa ser iniciada no máximo dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos, o que ocorrer primeiro.
Depois dos 60 anos, se a mulher ainda não usa hormônios, os benefícios do tratamento são inferiores aos riscos, levando a sua contraindicação.😔
Entre as vantagens da terapia de reposição estão a melhora na disposição, humor, memória, qualidade do sono, desejo sexual, melhora da pele, controle da ansiedade e do peso.
Durante todo o período de reposição é fundamental o acompanhamento permanente do médico, por meio de consultas, exames (anuais) e controle da dosagem dos hormônios.
Como é administrada a reposição hormonal?
Existem várias formas de fazer a reposição hormonal nas mulheres:
- Comprimidos
- Gel
- Implantes subcutâneos
- Adesivos aplicados à pele
Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico mediante uma avaliação criteriosa e considerando necessidades individuais e particularidades de cada mulher.
A reposição hormonal na menopausa pode trazer muitos benefícios e resgatar a saúde e a qualidade de vida da mulher, mas para isso é fundamental que ela recorra a um profissional especializado que possa orientá-la e acompanhá-la durante todo o processo.
Onde encontrar um médico especializado em reposição hormonal em Caxias do Sul?
Se você desconfia que está com alguma alteração hormonal, agende uma consulta conosco. Aqui, na Íntima Ginecologia (clínica de Caxias do Sul), contamos com ginecologistas experientes e com capacidade técnica para orientar sobre terapia de reposição hormonal. Agende uma consulta!