Muitas mulheres desejam um método contraceptivo seguro, mas não sabem qual seria o melhor para ela. Bom, o primeiro passo é procurar um médico ginecologista para que ele entenda os seus objetivos. Muitas chegam buscando opções que possam impedir a mulher de ter uma gravidez indesejada e elas questionam muito sobre o dispositivo intra uterino (DIU). Afinal, o DIU é eficaz contra a gravidez?
Para entender um pouco mais sobre esse método contraceptivo, vamos conhecer um pouco mais sobre ele! Continue lendo o artigo para saber!
O que é o DIU?
Um dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno dispositivo em forma de T que um médico coloca em seu útero passando pela vagina e colo do útero. Esses dispositivos são feitos de plástico flexível e possuem 2 fios finos de plástico que saem do colo do útero. Eles são muito pequenos, com pouco mais de 2,5 cm de largura e 3 cm comprimento.
Dessa forma, hoje em dia, o DIU é um dos métodos mais seguros e eficazes para prevenir a gravidez. É uma boa escolha para pessoas, incluindo adolescentes. Um DIU também pode ser usado para prevenir a gravidez se for colocado dentro de 5 dias após a relação sexual desprotegida. Isso é conhecido como contracepção de emergência.
Qual a diferença entre DIU de Cobre e Hormonal?
No consultório, os tipos de DIU mais comuns são o de Cobre e o Hormonal. Quando uma paciente chega com o desejo de colocar este método, é sempre importante deixar claro a diferença entre os dois e conversar com ela para entender qual deles se adequaria melhor à sua rotina. Conheça um pouco mais sobre cada tipo!
DIU de Cobre: ele previne a gravidez, impedindo que os espermatozoides cheguem às tubas uterinas, ou seja, ele acaba funcionando como uma barreira mecânica, não liberando nenhum hormônio que vá atrapalhar o processo. O DIU é eficaz contra gravidez e pode durar até 10 anos no organismo, sem que precise ser trocado. Algumas contraindicações, no entanto, são que algumas pessoas com este dispositivo têm períodos menstruais mais intensos e mais longos;
DIU com progestina (levonorgestrel , marcas Mirena, Kyleena, Skyla e Liletta) que é eficaz contra a gravidez, engrossando o muco cervical e afinando o endométrio (o revestimento do útero) a partir da ação menstrual lenta, liberada a cada dia. Eles também diminuem o sangramento menstrual e a dor da cólica. Embora os DIUs possam ser removidos a qualquer momento, os DIUs Mirena e Liletta podem permanecer no local por 5 anos. Kyleena pode permanecer no local por até cinco anos e Skyla pode permanecer no local por até três anos.
Quem pode usar o DIU?
O dispositivo intrauterino é um método que pode ser usado por todas as mulheres em idade reprodutiva, incluindo adolescentes. Existe um mito de que meninas jovens não podem colocar o método, o que é totalmente equivocado. Elas não só podem, como é uma excelente escolha, visto que é um método eficaz contra a gravidez. No entanto, é sempre bom recomendar o uso do preservativo, a fim de impedir a infecção por doenças sexualmente transmissíveis.
Existe contraindicação para o uso do DIU?
Então, esse é um tema bastante questionado e a verdade é que as contraindicações são restritas a algumas particularidades. Vamos listar algumas condições principais que podem inviabilizar a colocação do DIU!
- Gravidez;
- Infecção puerperal;
- Imediatamente após um aborto séptico;
- Sangramento vaginal inexplicado;
- Câncer de colo uterino que não tenha iniciado o tratamento ainda;
- Doença inflamatória pélvica em estágio inicial;
- Câncer de mama (LNG-20);
- História atual de trombose venosa profunda e/ou de tromboembolismo pulmonar, por exemplo.
Diante dessas contraindicações, fica mais fácil de entender porque é tão importante fazer uma visita ao ginecologista antes de decidir o uso de qualquer método contraceptivo.
Como é feita a colocação do DIU?
A colocação de um dispositivo intrauterino pode ser feita no próprio consultório médico. Você, provavelmente, sentirá algum desconforto e leves cólicas depois da colocação, esses sintomas, geralmente, desaparecem em um dia. Este é um procedimento rápido e pode necessitar de anestesia, caso a mulher seja muito sensível à dor. Depois que o DIU estiver no lugar, você não irá senti-lo.
Onde colocar DIU em Caxias do Sul?
E, aí? Gostou do DIU? Se você achou que ele se encaixaria no seu estilo de vida, agende uma consulta conosco. Aqui, na clínica de Caxias do Sul, contamos com ginecologistas experientes e com capacidade técnica para colocação. Agende uma consulta.