A endometriose é uma doença crônica e inflamatória, caracterizada pela presença do tecido endometrial em outras áreas fora do útero, como ovários, tubas uterinas, ligamentos, peritônio, intestino, apêndice, bexiga, pericárdio, diafragma e até nos pulmões. Ela não tem cura e exige cuidado contínuo para o controle dos sintomas.
Ela é mais comum em mulheres em idade fértil e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 7 milhões de brasileiras.
Entre as consequências mais comuns estão:
- Cólicas intensas
- Fluxo menstrual aumentado
- Dor pélvica crônica
- Dor durante a relação sexual
- Dor ao evacuar
Uma consequência silenciosa da doença é a infertilidade, causada por obstruções/aderências e inflamações em diversos tecidos e órgãos do sistema reprodutor feminino.
Entretanto, nem todas as mulheres com endometriose apresentam sintomas, têm dificuldade para engravidar ou são inférteis.
Em 25% dos casos a endometriose não apresenta nenhum sintoma, e pode ser descoberta em uma investigação de infertilidade.
Mudanças de hábitos
É comum que mudanças na rotina melhorem a qualidade de vida das mulheres que sofrem com o problema, isso porque bons hábitos influenciam na resposta inflamatória e na percepção da dor.
Praticar atividade física regular, controlar o estresse e cuidar da alimentação (evitar o consumo de frituras, bebidas alcoólicas, chocolate ao leite, carne vermelha, glúten) podem melhorar a condição.
Tratamento
O tratamento da endometriose pode variar conforme cada caso e o grau de acometimento da doença. Além do tratamento clínico, muitas vezes é necessária cirurgia (videolaparoscopia) para tratar a endometriose com a remoção de tecidos acometidos pela doença, principalmente junto aos órgãos reprodutivos.
Diagnóstico
Para o diagnóstico da endometriose é fundamental consultar um especialista e, por meio do histórico clínico, exame físico e exames de imagem específicos para endometriose, fazer o diagnóstico.
Aqui em Caxias do Sul/RS nós, da Íntima Ginecologia e Obstetrícia, somos profissionais capacitadas para diagnosticar e tratar a endometriose.