A cura de algumas doenças que afetam o aparelho reprodutor feminino (ovários, tubas uterinas, útero, vagina e vulva) exigem a realização de tratamento cirúrgico: são as cirurgias ginecológicas.
A indicação do procedimento e a técnica utilizada podem variar conforme cada situação. Atualmente, todas os procedimentos ginecológicos podem ser realizados também através de cirurgias minimamente invasivas. Entre as mais comuns:
- Histerectomia total ou subtotal
- Ooforectomia ou ooforoplastia
- Cirurgias de trompas (laqueadura ou salpingectomia – retirada total da trompa)
- Traquelectomia ou cone de colo de útero
Videolaparoscopia ginecológica
A videolaparoscopia ginecológica é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, feita através de duas ou três pequenas incisões na região abdominal da paciente, através das quais o cirurgião introduz as pinças cirúrgicas necessárias para a intervenção.
Ela é indicada para procedimentos como histerectomia (remoção do útero), ooforectomia/ooforoplastia (retirada dos ovários), cirurgias de trompas, incluindo laqueadura tubária e retirada de miomas uterinos. A técnica também é ideal para a cirurgia de endometriose.
Por ser realizada por vídeo, é menos invasiva, proporciona uma recuperação mais rápida, com melhor cicatrização e menos dor.
Onde fazer cirurgia ginecológica em Caxias do Sul?
Nós da Íntima Ginecologia e Obstetrícia formamos uma equipe de ginecologistas atualizadas e experientes na realização de cirurgias ginecológicas.