Blog

Como a fotobiomodulação pode ajudar na melhora da pele da vulva e da vagina?

Como a fotobiomodulação pode ajudar na melhora da pele da vulva e da vagina? - Intima Ginecologia Caxias do Sul

Muitas vezes estamos insatisfeitas com a aparência da nossa região íntima e não a corrigimos por não sabermos o que deve ser feito ou o que pode ser feito.

A fotobiomodulação é uma opção terapêutica usada, hoje em dia, para recuperar a pele dessas áreas, trazendo ótimos resultados estéticos que vão ajudar você a ter uma melhor autoestima no dia a dia. Quer saber mais sobre este assunto? Confere este artigo!

O que é a fotobiomodulação?

A fotobiomodulação é uma modalidade terapêutica voltada para modulação (ou seja, ativação ou inibição) de processos biológicos da pele através de luzes de LED. Nesse sistema é possível, ainda, usar outros tratamentos que melhoram a entrada do ativo específico de cada caso, promovendo uma melhor interação entre as estruturas afetadas e a tecnologia utilizada.

Essa modalidade terapêutica é totalmente indolor, não-ablativa (não lesiona a pele) e sem grandes restrições. É uma ótima alternativa para quem quer um tratamento não invasivo, sem necessidade de afastamento das atividades habituais para recuperação.

Esse é um recurso com tecnologia de ponta, indicado para o tratamento de vários tipos de problemas que podem vir de diversas especialidades do campo da saúde, entre eles a estética íntima feminina.

Como a fotobiomodulação age no rejuvenescimento íntimo?

A fotobiomodulação utiliza alta potência para estimular as células e tem benefícios para o organismo como um todo, por agir na modulação celular, melhorando o resultado. Os feixes de luz agem estimulando tanto os tecidos profundos quanto os superficiais, o que ajuda no rejuvenescimento íntimo.

Os mecanismos de ação da luz de LED não são de difícil compreensão, já que a luz penetra na pele de acordo com os diferentes comprimentos de onda. Cada tipo pode ser usado com uma diferente finalidade.

A energia, em forma de fotões, penetra na pele e é absorvida por diferentes células. Por exemplo: cada tipo de luz (vermelha, infravermelha ou azul) é captado por um certo tipo de célula, a uma profundidade diferente e realizando uma função específica. Essa luz absorvida permite a reativação das principais funções celulares, a fim de obter importantes e variados efeitos biológicos, tudo de acordo com o protocolo.

Além da melhora da pele, como a fotobiomodulação íntima pode ajudar mais?

Em comprimentos de onda mais curtos, o LED é azul e tem efeitos antimicrobianos confirmados por estudos. Mesmo com a ação germicida do LED azul, isto é considerado seguro para humanos, pois não causa danos celulares quando usado na radiação adequada.

Dessa forma, este é um tratamento não medicamentoso usado para a terapia de fungos, como a candidíase, por exemplo, principalmente em casos de repetição. Lembrando que, mais uma vez, esta terapia é indolor e não é desconfortável para a paciente.

Como se preparar para uma sessão de fotobiomodulação íntima?

Para este momento, é importante que a mulher esteja bem higienizada. Normalmente, ela fica sem roupa e na posição ginecológica para que a região íntima seja melhor alcançada para penetração dos raios de luz na pele da vulva e da vagina.

Óculos protetores costumam ser utilizados. A sessão costuma ser rápida e totalmente indolor.

Quem não pode fazer uma sessão de fotobiomodulação íntima?

A terapia é contraindicada para mulheres com história de melanoma, nevos atípicos ou que estejam grávidas.

Lembrando que cada uma deve passar por uma avaliação por um profissional adequado e especializado para melhor indicação ou contraindicação.

Onde encontrar profissionais especializados em fotobiomodulação íntima em Caxias do Sul?

Na Íntima Ginecologia e Obstetrícia você encontra profissionais qualificadas para te atender. Entre em contato conosco e faça uma avaliação.

Panties photo created by atlascompany – www.freepik.com

Dra. Deize dos Santos Dal Bosco

Ginecologista - CREMERS 32651 - RQE 24737

Compartilhar:

Últimas do Blog