Blog

Entenda as diferenças entre os DIUs e suas indicações

Entenda as diferenças entre os DIUs e suas indicações - Ginecologista Caxias do Sul -Intima Ginecologia

A contracepção intrauterina (DIU) é o método de contracepção reversível de longa duração mais utilizado devido à sua alta eficácia e segurança, facilidade de uso e baixo custo.

Ele fornece uma opção não cirúrgica para a prevenção da gravidez, tão eficaz quanto a contracepção cirúrgica permanente. Confira, neste artigo, os principais tipos de DIUs e suas indicações.

Tipos de dispositivos intrauterinos

DIU de cobre

Entre os DIUs e suas indicações, o tipo metálico previne a gravidez, impedindo que os espermatozoides cheguem às tubas uterinas. O DIU contendo cobre dura pelo menos 10 anos, sendo altamente eficaz na prevenção da gravidez.

A taxa de gravidez em pessoas que usam DIU contendo cobre é inferior a 1% no primeiro ano de uso. Entretanto, algumas mulheres que são adeptas ao método podem ter períodos menstruais mais longos e com cólicas mais intensas.

DIUs com progesterona (levonorgestrel, marcas Mirena, Kyleena, Skyla e Liletta)

Entre os DIUs e suas indicações, os tipos hormonais previnem a gravidez engrossando o muco cervical e afinando o endométrio (o revestimento do útero). Eles também diminuem o sangramento menstrual e a dor.

Embora os DIUs possam ser removidos a qualquer momento, os DIUs Mirena e Liletta podem permanecer no local por cinco a sete anos; Kyleena pode permanecer no local por até cinco anos e Skyla, até três anos. Todos são altamente eficazes na prevenção da gravidez, e a taxa de gravidez em pessoas que usam um DIU liberador de levonorgestrel é inferior a 1% no primeiro ano de uso.

Nos primeiros meses após a colocação de um DIU liberador de levonorgestrel, o sangramento irregular é comum. Com o tempo, ocorre menos sangramento e, para muitas pessoas, este é um efeito colateral considerado tolerável.

Algumas mulheres, entretanto, param completamente de menstruar enquanto usam um DIU liberador deste hormônio. Isso não é prejudicial e não requer tratamento. Os períodos menstruais retornam quando o DIU for removido.

Outros benefícios destes DIUs e suas indicações incluem menos cólicas durante a menstruação e menos dor se você tiver endometriose (uma condição na qual células como as que revestem a cavidade uterina crescem fora do útero).

Como um DIU é aplicado?

Um dispositivo intrauterino costuma ter, em média, um tamanho de 30mm de comprimento e envergadura de 23mm. Ele possui um aplicador que passa facilmente pela vagina. A sua colocação é bastante simples e pode ser realizada até em consultório.

Em alguns casos, dependendo dos tipos de DIUs e suas indicações, pode haver necessidade de uma anestesia simples, procedimento realizado em nível hospitalar, mas não é o mais comum.

Um fio intravaginal costuma ficar visível para a sua ginecologista. É por ele que ela vai remover este dispositivo quando você não desejar mais usá-lo. Se houver dúvidas em relação à inserção do DIU, a médica pode indicar a realização de um ultrassom simples.

A sua colocação pode ser incômoda e dolorosa em algumas mulheres, principalmente para as que nunca tiveram filhos. No entanto, o procedimento costuma ser bem tolerado e não dura mais do que minutos.

Onde posso colocar DIU em Caxias do Sul?

Na Clínica Íntima, contamos com profissionais qualificados para conversar com você sobre os tipos de DIUs e suas indicações, forma de inserção e quem está apta a colocá-lo. Agende uma consulta e venha saber mais sobre este método contraceptivo.

Dra. Deize dos Santos Dal Bosco

Ginecologista - CREMERS 32651 - RQE 24737

Compartilhar:

Últimas do Blog