Se você está lendo este artigo, provavelmente está passando por uma fase muito importante da sua vida: a menopausa.
A menopausa é um momento de transição em que nosso corpo passa por mudanças significativas. É normal sentir-se desconfortável, ansiosa e até mesmo triste. Mas saiba que você não está sozinha.
Cerca de 75% das mulheres, principalmente aquelas com sobrepeso ou fumantes, experimentam sintomas desagradáveis durante a menopausa, como ondas de calor, insônia e irritabilidade.
Estou aqui para falar com você sobre a Terapia Hormonal da Menopausa, tratamento que pode ajudar a aliviar vários sintomas que muitas mulheres experimentam nessa fase.
Acompanhe esse artigo até o final, nele explico como tratar os sintomas da menopausa e desfrutar dessa fase com saúde e qualidade de vida.
Quais sintomas da menopausa podem ser tratados com terapia hormonal?
Quando o assunto é sintomas da menopausa, não existem regras. Nem todas as mulheres sentem seus efeitos, algumas experimentam poucos deles, enquanto outras vivenciam essa fase mais intensamente.
Entre os mais comuns estão:
- Ondas de calor
- Sudorese noturna
- Insônia
- Irritabilidade e mudanças de humor
- Ressecamento vaginal
- Redução da libido
No entanto, gostaria de acalmá-la e tranquilizá-la: a terapia hormonal da menopausa pode ajudar a reduzir esses sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.
Como funciona a terapia hormonal da menopausa?
A terapia hormonal da menopausa é um tratamento que substitui os hormônios que o corpo não produz mais após a menopausa, ajudando a equilibrar o sistema hormonal, aliviando os seus sintomas.
Ela envolve a reposição de estrogênio e, em alguns casos, progesterona, para balancear os hormônios. Isso pode aliviar sintomas como ondas de calor e sudorese noturna, além de melhorar a saúde óssea e cardiovascular.
Quais são os tipos disponíveis?
Existem dois tipos de terapia hormonal disponíveis para o tratamento dos sintomas da menopausa:
- Terapia hormonal combinada
- Terapia hormonal com estrogênio
A terapia hormonal combinada é composta por dois hormônios: estrogênio e progesterona.
O estrogênio é responsável por aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos, além de proteger contra a osteoporose. Já a progesterona é adicionada à terapia hormonal combinada, para proteger o revestimento do útero contra o crescimento excessivo.
A terapia hormonal com estrogênio é indicada para mulheres que já fizeram uma histerectomia (remoção cirúrgica do útero); portanto, não precisam da progesterona para proteger o revestimento do útero. Nesse caso, apenas o estrogênio é prescrito para aliviar os sintomas da menopausa.
As terapias podem ser administradas por comprimidos orais, adesivos transdérmicos, gel ou creme vaginal.
Quem pode usar a terapia?
Mulheres que estão passando pela menopausa e sofrem com seus sintomas podem se beneficiar com o tratamento. Porém, nem todas são candidatas à terapia hormonal da menopausa.
Aquelas com histórico de câncer de mama, coágulos sanguíneos, derrame cerebral ou doença hepática não devem fazer terapia hormonal da menopausa, pois isso pode aumentar o risco dessas condições de saúde.
A decisão de fazer ou não deve ser tomada em conjunto com o ginecologista e considerar fatores como a saúde geral da mulher, sua história médica e seus sintomas da menopausa.
Quais são os riscos associados ao uso da terapia hormonal?
O uso da terapia hormonal da menopausa pode estar associado a alguns riscos e efeitos colaterais, que devem ser considerados pelas mulheres e seus médicos antes de optar por esse tratamento.
Especialmente aquelas com histórico de câncer de mama, coágulos sanguíneos, doenças cardiovasculares ou outros problemas de saúde devem ser melhor avaliadas.
O médico pode avaliar o risco individual da paciente e recomendar o melhor tratamento para seus sintomas da menopausa. Além disso, é importante que as mulheres que fazem o tratamento marquem consultas médicas regulares para monitorar a saúde e garantir que o tratamento seja seguro e eficaz.
Como é feita a prescrição?
A prescrição da terapia hormonal da menopausa é um processo individualizado. O primeiro passo é realizar uma avaliação médica completa da paciente. Isso inclui uma análise do seu histórico médico e familiar, além de um exame físico. Também é importante discutir os sintomas e como eles estão afetando sua qualidade de vida.
Como é feita a administração?
A administração da terapia hormonal da menopausa pode variar conforme o tipo de tratamento prescrito pelo médico.
- Comprimidos – devem ser tomados com regularidade e sempre no mesmo horário do dia, para garantir a eficácia do tratamento.
- Adesivos – são colados na pele. É importante seguir as instruções de aplicação, para garantir a absorção adequada dos hormônios.
- Géis, cremes ou sprays – são aplicados diretamente na pele ou nas mucosas vaginais.
Independentemente do tipo de tratamento escolhido, é importante que a paciente siga as orientações médicas sobre a dosagem e a duração do tratamento.
Como escolher a melhor opção de tratamento para a menopausa?
A menopausa é uma fase natural na vida de todas as mulheres, mas os sintomas e a intensidade podem variar significativamente. É por isso que a escolha do melhor tratamento para seus sintomas deve ser feita de forma individualizada, considerando suas necessidades e condições de saúde.
A terapia hormonal da menopausa é uma das opções de tratamento mais eficazes para aliviar os sintomas da menopausa, mas nem todas as mulheres são candidatas a esse tipo de tratamento. Nesses casos podem ser indicadas outras opções de tratamento não hormonal que também podem ser eficazes na redução dos sintomas da menopausa.
Para escolher a melhor opção, é importante conversar com um ginecologista, ele poderá avaliar a saúde da paciente e considerar seus sintomas específicos, histórico médico e preferências pessoais para determinar o tratamento mais adequado.
Onde fazer terapia hormonal da menopausa em Caxias do Sul?
A terapia hormonal da menopausa é segura e eficaz, quando prescrita por um especialista. Na Clínica Íntima você encontra profissionais especializados na área terapia hormonal da menopausa. Se você sofre com os sintomas da menopausa, agende uma consulta conosco e venha saber como tratá-los.
Image by karlyukav on Freepik