Colocação de DIU

Colocação de DIU

O DIU, Dispositivo Intrauterino, é um método contraceptivo reversível e altamente eficaz. Ele é um pequeno objeto em formato de “T” inserido no útero, que impede a gestação.

Existem dois tipos de DIU: os não hormonais e os hormonais

DIU Hormonal (Mirena e Kyleena) – Ambos são livres de estrogênio e liberam no corpo baixas doses diárias de progesterona. Esse tipo de dispositivo vai além da contracepção e oferece alguns benefícios à mulher:

  • Alívio de sintomas como cólicas intensas, sangramentos irregulares e excessivos.
  • Controla os sintomas da endometriose, adenomiose e mioma uterino.

A troca desse dispositivo precisa ser feita a cada 5 anos.

DIU não hormonal (cobre/ prata) – Esse tipo de DIU é seguro, eficaz e natural. Tem por finalidade unicamente a contracepção. Não possui nenhum tipo de hormônio, não altera a libido e nem impede a ovulação.

Ideal para aquelas mulheres que não podem ou não querem fazer o uso de hormônios, presentes na maioria dos métodos disponíveis.

Em algumas mulheres ele pode levar ao aumento do fluxo menstrual e de cólicas.

O efeito do DIU de cobre dura até 10 anos, podendo ser substituído depois.

A colocação do DIU, independentemente do tipo, é simples e deve ser feita pelo ginecologista, no consultório médico. Após inserido no útero, ele não causa desconforto.

Onde encontrar ginecologista especializado na colocação de DIU em Caxias do Sul

Nós, médicas da Íntima Ginecologia e Obstetrícia, orientamos nossas pacientes sobre o método contraceptivo mais seguro e adequado ao seu momento e estilo de vida. Também realizamos a colocação de DIU, não hormonal e hormonal, e o acompanhamento de toda a vida útil do dispositivo.